Porque o título, vem depois do nome...

Vale muito ler esse texto, foi escrito por André Pilet.

Que seja edificante para sua vida.



Há algum tempo, pouco mais de 3 anos quem sabe, até mais, eu venho entendendo algo que é um princípio a ser visto na vida de um cristão.
Nos dias de hoje há um grande ruído, digo ruído por ser um barulho chato mesmo, de pessoas que tem se sentido os "super" porque tem sobre seus ombros o peso, que na verdade não deveria ser peso e sim alegria, de um título, seja ele de: pastor, apóstolo, profeta, mestre, evangelista, presbítero, diácono ou seja lá o que for.
Muitas pessoas tem esse peso porque realmente pra elas é um peso. Lhes foi imputado algo que talvez nem o sejam. Sim, estou colocando em cheque a posição desses "alguéns".
Tempos atrás o ministério profético foi jogado na lama. Por conta do mau uso dos dons ele teve sua real função distorcida pelas "irmãs de oração" e pelos "vasos de fogo" que falavam o que queriam, davam certidão de nascimento e óbito pra quem quer que elas achassem por bem e deturparam tudo, a igreja virou uma bagunça, de tantas profecias de profetas que estavam se movendo debaixo de espíritos imundos, com seu caráter todo estragado, e a igreja se decepcionou e começou a ignorá-lo. O ofício profético estava sendo reduzido a um simples barulho, um falar sem sentido de línguas que não eram as dos anjos que dirá gerado pelo Espírito Santo que é maior que qualquer anjo. Falo isso não com ceticismo, pois como todos o que tem o ES são batizados no Espírito Santo e fluem cada um em seus dons, eu falo em línguas e sei o que é e como funciona. Logo, tenho base na palavra e na prática deste dom.
Muitos hoje tem título de pastor. Hoje é muito chique ser pastor. Afinal, não tem emprego, vire pastor e torne-se mais um magnata. O que o povo ai anda chamando de "pastor" é tudo menos pastor pois o chamado desses é feito da seguinte forma: seja pastor e passe a ser maior que os outros, seja pastor e torne-se um semi-deus e ditador de todas as coisas, seja pastor e passe a ser um ser superior, seja pastor que então você ganhará o direito de não ouvir as pessoas e nem se importar com o que elas dizem ou pensam. Conceitos muitíssimo errados estão hoje implantados nessa visão "pastoral" distorcida. Frases: "Quem manda aqui sou eu", "Eu falo e vocês obedecem", "O líder de vocês sou eu", "Eu sou maduro, vocês estão em amadurecimento". Na minha história de cristão, servo do Eterno já vi algumas quedas por posicionamentos como esses que nada remetem a verdadeira característica do ser Pastor.
Outra onda muito do Eterno mas ainda em fase de ajustes é a restauração do ministério apóstolico no governo da igreja. A igreja do século XXI tem começado a experimentar e vivier coisas que a nunca a igreja de Cristo viveu. Uma explosão de crescimento, uma unção de ordem tem entrado pelas congregações. Autoridade sendo restaurada. Ok! Muito belo até aqui também. Mas algo tem ocorrido com esse ministério. O título mais uma vez anda pesando sobre o ombro de alguns. Sabe por que? Por que estão posicionados em lugares de onde não deveriam estar. Me embanana o cérebro ver pastores passando à apóstolos, pelo simples fato de ser o "novo mover" e vão ficar só no mover mesmo, porque a efetiva execução do serviço não acontecerá. É terrível constatar isso, mas pra que seja realmente restabelecido esse ministério, é necessário que os erros ocorram.
Mas depois desses pequenos relatos eu vou onde preciso ir. É lindo ver em TODAS as cartas de Paulo, o apóstolo tão amado por todos, mas que poucos seguem seu exemplo. Até o citam, acham que ele tem grande importância na nova aliança, mas não observam detalhes sutis nos seus escritos que nesses últimos meses tem me chamado atenção.
Você quer ver como Paulo tinha zelo para a obra, e levou um certo tempo até que ele já na execução da obra, passado por privações, provações, e dor reconhecesse que sobre ele havia uma capa que sim, essa era a dele, e não a dos demais. Diferente de muitos que nos dias de agora colocam sobre si capas que não são suas e estão destruindo e sendo destruídos. É engraçado que estes dizem "se estou aqui foi porque ELE quis assim" . AAAAAAAAi meu Pai!!! Quem foi que enganou esse ser??? Explique que o chamado é dado pelo Senhor, recebido pela pessoa que o recbeu, construído pelo ES, reconhecido pela igreja[corpo, ñ denominação] e então só ai depois de um processo, é que a pessoa pode se atrever a se entitular. E não será o título que removerá dela [eu e você] a essência de quem ela é.
A característica mais forte de um ministério maduro não está na força de como se fala, na intensidade de como se prega, mas na verdade de quem você é, e não do que parece ser, ou copiar. Não adianta sermos papagaios, se aquilo do que "papagaiamos" não faz parte da nossa vida. Não haverá verdade, e o óbvio é que todos sentirão. Já vi esse filme anos atrás.
Paulo dá um ensino e um sinal maravilhoso no primeiro versículo de todas as suas cartas, vejamos:
"Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus."
Romanos 1:1
"Paulo (chamado apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus)..."
1 Coríntios 1:1
"Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus..."
2 Coríntios 1:1
"Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos)"
Gálatas 1:1
"Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus:"
Efésios 1:1
"Paulo e Timóteo, servos de Jesus Cristo, a todos os santos em Cristo Jesus, que estão em Filipos, com os bispos e diáconos:"
Filipenses 1:1
"Paulo, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus, o Pai, e no Senhor Jesus Cristo: Graça e paz tenhais de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo."
1 Tessalonicensses 1:1
"Paulo, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus nosso Pai, e no Senhor Jesus Cristo:"
2 Tessalonicenses 1:1
"Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa,"
1 Timóteo 1:1
"Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, segundo a promessa da vida que está em Cristo Jesus,"
2 Timóteo 1:1
"Paulo, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus, e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade,"
Tito 1:1
"Paulo, prisioneiro de Jesus Cristo, e o irmão Timóteo, ao amado Filemom, nosso cooperador,"
Filemon 1:1
Leu tudo que tava ai? Então, vamos lá agora perceber algo claro, mas tão difícil de muitos entenderem, afinal, mudança de mente não é uma coisa fácil, e sendo assim, entendo se você não compreender agora, meu caro leitor.
Em todos estes inícios das cartas de Paulo, ele lança um fundamento. Veja que existe uma sequência importante que dá o tom de suas cartas.
Em Romanos ele diz: "Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para apóstolo, separado para o evangelho de Deus."
Veja que há um código, este:
Seu nome: "Paulo" e o de quem o acompanhava. O que faz com que haja uma identificação pessoal, afinal todo ser é único;
A característica da posição na qual ele estava: Servo;
A função pra qual ele foi chamado: Apóstolo.
A partir dai você consegue tirar um ensinamento valioso quanto como se identificar e como proceder ao receber um título. Não se valha daquilo que você recebeu para fazer dos outros menores ou menos do que você. Agradeça ao Eterno que foi quem te escolheu para a obra, seja ela qual for, seja o ofício que for, seja para o trabalho do qual você foi arregimentado para executar.
Não permita que o peso do título deforme sua identidade, ou mude as caractéristicas pessoais, tão importantes para Deus o teu criador. Se você é alegre, mantenha-se assim. Se você é tranquilo mantenha-se assim. Se você é calado permaneça liberando a palavra na hora certa. Se você é falante aprenda a controlar a sua língua e utilize-a para o melhor serviço que é o da palavra. Não confuda as coisas. O exercício da sua função não pode mudar suas características pessoais.
Você é único, e o Eterno deseja que através de suas características pessoais únicas, muito peculiares que ELE mesmo criou sejam reveladas com maior intensidade do que anteriormente, são essas características que te tornam quem você é e que faz com que as pessoas se aproximem de você. Afinal, ELE é multifacetado, de imensa grandeza e múltiplas caraceterísticas perfeitamente equilibradas e das quais transmitiu uma pra mim e outra pra você, somos semelhança dEle. Eu sou eu, você é você, somos uma revelação dEle.
Corrija em você aquilo que é distorção da sua imagem e característica e faça ELE resplanceder através de você. A partir de então, o seu título não mais dominará sobre quem você é! E sim o Eterno dominará sobre você ao ponto que a sua posição se torne de servo dEle e a sua função seja repleta de quem ELE é!
Quem você é vale mais do que o que você faz, vale mais que a função que você exerce.
A partir de hoje imite Paulo, servo do Senhor, chamado para o apostolado. Coloque seu nome primeiro, depois a sua posição e no final de tudo o seu título de chamado.
Você é único.
Até breve....
Ass: André, servo do Senhor, chamado para a blogagem profissional, assim como alguns milhões de blogueiros.
  • Seguidores