A fama e a celebridade

O capitulo um do verso 21 ao 28 do livro de Marcos tem me chamado muito atenção, mas um verso em especial tem me feito refletir na minha vida frente ao social.

‘‘Então, correu célebre a fama de Jesus em todas as direções, por toda a circunvizinhança da Galiléia.’’



As palavras, Célebre e Fama me levaram a uma intensa reflexão. Quando escutamos a palavra fama, ela geralmente soa como algo ruim, como algo que não é bom que o cristão tenha, não é verdade!

Nos apegamos aquele versículo ‘‘convêm que Ele cresça e eu diminua’’. Se eu tenho que diminuir, eu não posso nem pensar em ser famoso e muito menos em ser uma celebridade. Mas esse diminua significa o que? Como pode alguma coisa ou alguém crescer através de mim se eu diminuir? Esse diminuir é no sentido de não tomar uma glória que não é minha para mim. É só isso e nada além, a única coisa que o Senhor não suporta e nem autoriza a ninguém é tomar a glória que só Ele é digno de receber.


Por mais estranho que pareça todo o ser humano tem uma fama, ou muitas famas. Só que nem todos se tornam celebridades. Mas a fama é algo que ninguém tem como se livrar dela, ela existe e está para todos.


O dicionário fala que fama significa reputação e o significado de reputação é opinião pública. Queira você ou não as pessoas tem uma opinião a seu respeito. Existem pessoas que falam assim: ‘‘ mas eu não ligo, eu não estou preocupado nem um pouco com o que as pessoas pensam ou falam de mim’’.



Conheci um jovem há poucos dias que tem a fama de ser homossexual, esse jovem diz ser cristão. Percebendo que ele tinha um comportamento que não era comum aos heterossexuais, o chamei para conversar, não para o maltratar ou lhe dar uma lição de moral, mas simplesmente para lhe proporcionar um espaço para que ele falasse dessa questão. Perguntei para ele se ele não se importava com o que as pessoas diziam dele. Ele disse que não se importava, eu já era conhecido assim desde o colegial, disse.


Esse caso em especial me remete ao texto de Atos 6, cujo titulo é a instituição dos diáconos. O texto conta que os discípulos estavam sendo pressionados pelos helenitas, por que as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária. Então os discípulos se reúnem e chegam a seguinte decisão, convoquem sete homens para realizar esse serviço e assim nós podemos nos dedicar a oração e ao ministério da palavra.



Só que quando eles se referem aos sete homens é muito interessante por que não serve qualquer homem, e olha que era só para distribuir coisas, como, por exemplo, alimento. Se pensarmos em quais homens seriam bons para esse serviço, pensamos em pessoas com um bom preparo físico. Mas a lógica do evangelho é totalmente louca para o mundo, mas na verdade de louca ela tão tem nada, ela é mais coerente do que se imagina, quando eles falam das características desses homens à primeira palavra que eles falam aqueles que iram escolher, era que fossem homens de boa reputação e isso chega a vim antes do homem ser cheio do espírito. Você já tinha parado para pensar na sua responsabilidade quanto a ser um homem ou uma mulher de DEUS?


Isso me lembra quando em 2006 eu estava participando da escola do clamor pelas nações e o Pastor Cirilo falou uma frase que me marcou muito, ele disse:


‘‘Antes de você ser um homem de DEUS, seja um homem na Vida’’.


Isso se refere a tantas coisas, mas a que eu penso é sobre a honestidade. Onde está a honestidade? Com os governantes? Praticamente nenhum a tem. A honestidade estaria nas Igrejas, ou melhor, ela estaria na vida dos pastores? Sinceramente não temos garantia nenhuma disso.


Qual é a diferença da personagem Yvone da novela caminho das índias para um outro personagem chamado Bispo Edir Macedo? Só que esse trabalha na novela da realidade. Está ai pra todo mundo vê a reputação, a fama desse homem, que hoje lidera milhares de pessoas ao redor do mundo, não é simplesmente em nível de Brasil, ele é líder de pessoas no mundo. Eu fico me perguntando, será que esse líder que atrai tantas multidões seria escolhido no time dos sete homens de atos seis?


A pergunta que fica é, qual é a tua fama?



Tem pessoas que estão indo atrás de todos os moveres de Deus, se dizem estar embriagadas de Deus, mas a vida não condiz nem um pouco com isso que elas estão atrás. Não acredito no acaso, não foi à toa que a ordem do que era necessário para servir no reino foi instituída daquele jeito. Primeiro boa reputação, depois cheio do espírito e assim por diante.



Jesus além de ser uma pessoa famosíssima, ele se tornou uma celebridade.


Fama significa reputação e celebridade significa grande fama.


Só que uma coisa é importante, o fato de se tornar uma celebridade não significa estar apto para fazer parte dos que são escolhidos para servir no reino de Jesus.


Celebridade é uma pessoa que tem uma grande fama, e essa fama pode ser por fazer o mal também.


Jesus está procurando pessoas de boa reputação, de boa fama pra que ele possa usá-las. Como você tem sido conhecido em sua comunidade, em seu local de trabalho, na sua universidade, por seus amigos e até dentro dos templos que as pessoas chamam de igreja?


Como atrair pessoas para igreja se as pessoas não conseguem ver Jesus nas pessoas que dizem ser a igreja?



Guilherme Manhães

  • Seguidores